DTM – Saiba mais sobre as dores na região orofacial

Você tem dores de cabeça frequentemente? Ouve estalidos ou um barulho de areia ao fechar e abrir a boca? Sente a mandíbula travar e destravar? Escuta zumbidos? Sente dores de ouvido?

Estes são alguns dos sinais de que você pode ter uma disfunção temporomandibular (DTM).

Antes de explicar o que é a DTM, é necessário entender a ATM, a articulação temporomandibular.

Articulação Temporomadibular ou ATM

A ATM é uma das articulações mais complexas do corpo humano, localizada atrás das bochechas, próximas ao ouvido. A sua função é permitir movimentos horizontais e verticais da mandíbula para que você fale e mastigue.

Os problemas que afetam a ATM ou os músculos responsáveis por movimentar esta articulação, são conhecidos por DTM.

Disfunção temporomandibular (DTM)

A DTM possui diversos fatores de causa: acidentes, quedas pancadas na cabeça; estresse, tensão mandibular e, inclusive, postura corporal. Também são fatores as predisposições genéticas, hábitos como roer as unhas e mascar chicletes, e o bruxismo.

É importante ressaltar que existe à possibilidade de desenvolver a DTM, devido a doenças sistêmicas como artrite reumatoide, fibromialgia, câncer, entre outras. Assim, qualquer tipo de dor orofacial merece atenção de especialistas para um diagnóstico correto.

A queixa principal mais frequente é a dor, que pode se manifestar no rosto, ouvidos, fundo dos olhos, cabeça e até mesmo pescoço. pescoço. Assim como estalidos(clicks) ao abrir e/ou fechar a boca, tonturas, são possíveis sintomas de DTM.

Devido à quantidade de causas e sintomas associados a outros problemas, o diagnóstico é extremamente complexo e exames físicos são necessários para analisar a ATM e os músculos da mastigação. Exames radiográficos, tomografia computadorizada e ressonância magnética da ATM podem também ser necessários para o diagnóstico.

É preciso dizer que não há cura para a DTM. Entretanto, tratamentos que diminuem e podem eliminar por completo todos os sintomas. Quem irá indicar a abordagem mais correta é um cirurgião-dentista especialista em DTM e Dor Orofacial, pois as variáveis do tipo de dor e complexidade determinam os tratamentos.

Os menos invasivos são a primeira opção para tratar os sintomas, como os métodos de terapia física (utilização de calor, laser, eletroestimulação). Placas de mordida e outros aparelhos intraorais podem ser utilizados.

A cirurgia é indicada apenas em casos ainda mais graves, que o tratamento conservador não atingiu o resultado esperado. Estes casos mais severos contemplam apenas cerca de 1% de todas as pessoas com DTM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *