Desde o começo da pandemia, muitos dentistas perceberam um aumento significativo de casos de fratura de dentes. Segundo um artigo publicado pelo The New York Times, o principal motivo para esse aumento é o estresse devido ao momento que estamos vivendo, levando a síndrome do pânico, ansiedade e ao desenvolvimento do bruxismo.

Devido as notícias sobre o covid-19 e o confinamento, muitas pessoas acabaram ficando ansiosas, aumentando a tensão nos músculos da face e na articulação temporomandibular.

Com isso, as pessoas tornam-se vulneráveis ao bruxismo, distúrbio que leva ao ranger os dentes, levando ao desgaste, rachadura e até mesmo fratura nos dentes, danificando coroas e restaurações.

Quando visitar o dentista?

É importante visitar um dentista assim que perceber sintomas como: excesso de tensão no queixo, rosto dolorido, sensibilidade na hora de consumir bebidas quentes ou frias, dor ao escovar os dentes, ranger de dentes e até mesmo trinca nos dentes.

Como o cirurgião-dentista irá tratar os dentes fraturados?

Após perceber rachaduras, quebras ou trincas nos dentes, o cirurgião-dentista irá solicitar a realização de radiografias para que ele consiga visualizar melhor o problema e avaliar toda a arcada dentária, observando as condições pré-existentes e obtendo um diagnóstico completo.

A escolha do tratamento dependerá de como ocorreu a quebra estrutural do dente. Se a rachadura percorrer o esmalte, a dentina e atingir a polpa, o problema poderá ser resolvido através do tratamento de canal. Porém, em casos onde a rachadura alcance a raiz do dente, não é possível salvá-lo, sendo necessário a realização do implante dentário.

Em casos de bruxismo onde não há dentes quebrado, o profissional irá optar pela utilização de uma placa bucal, protegendo os dentes e evitando as consequências do bruxismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *