A toxina botulínica, mais conhecida como Botox, é uma substância que funciona como bloqueador muscular, interrompendo a comunicação entre o músculo e o nervo, fazendo com que o músculo pare de funcionar. Com a descoberta dessa funcionalidade, o Botox passou a ser usado em clínicas estéticas com o intuito de evitar rugas, deixando a face mais lisa.

Porém é preciso deixar claro que o Botox é uma substância que causa danos à saúde e por isso, para o tratamento de disfunção da ATM, ele é muito restrito e até o momento em que este artigo foi escrito, seu uso ainda não tinha sido aprovado para este fim.

Qual a função do Botox no tratamento da ATM e por que ele não é indicado para isso?

O Botox ajuda a eliminar a dor dos músculos do paciente diagnosticado com ATM, aliviando seus sintomas e fazendo com que ele se sinta melhor. Porém, esse tratamento pode trazer outros problemas para o paciente, como por exemplo, uma alteração muscular cada vez maior, fazendo com que os músculos entrem em hipofunção (atividade abaixo do patamar de normalidade), originando sequelas permanentes na estrutura muscular.

Como saber qual é o melhor tratamento?

O primeiro passo é realizar um diagnóstico diferencial que indique qual artropatia (doença articular) está afetando a disfunção da ATM e causando os sintomas. Com o resultado, o especialista irá indicar qual é o melhor tratamento que trate a causa do problema, além de apenas aliviar os sintomas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *