Sono e DTM

Ter uma boa noite de sono é extremamente importante para a manutenção da saúde e bem estar físico e mental.

É primordial dormir bem para o bem estar geral!

Você sabia que, em média, um adulto dorme de 6 a 9 horas por noite? Sabia também que dormir menos de 5 horas pode ser considerado uma privação de sono, levando a alterações de humor e disfunção social? Pois é, se a privação do sono for constante, pode levar a complicações mentais, cardiovasculares e aumentar a frequência e intensidade da dor.

Entre 50 a 80% dos pacientes com dor aguda, a ocorrência da dor geralmente precede as queixas de uma noite de sono ruim. Entretanto, estudos com pacientes com dor crônica indicam uma influência bidirecional: uma noite de sono ruim é seguida por aumento da dor no dia seguinte e, um dia com alta intensidade de dor é seguido por uma noite ruim de sono e assim por diante.

Estudos demonstram que os diagnósticos precisos que identificam DTMs dolorosas, normalmente indicam que elas estão ligadas a uma qualidade de sono significativamente prejudicada. Este fato só comprova que existe uma relação muito íntima entre dor e sono e, embora pareça lógico, poucos estudos abordaram ainda esta questão.

É importante também entender que os pacientes com DTM não dolorosa (como os casos de deslocamento do disco com redução) apresentaram índices de qualidade do sono similares aos que possuem DTMs extremamente dolorosas.

Avaliar a qualidade do sono nessa população pode ajudar a caracterizar melhor esses pacientes e, o mais importante, abordar a sua deficiência de sono pode oferecer uma outra abordagem terapêutica para reduzir o sofrimento relacionado com a dor (Rener-Sitar et al., 2016).

Se você está com dores na mandíbula, dores de cabeça, ouvidos ou pescoço, e isso prejudica o seu sono, talvez esteja na hora de você procurar um especialista em DTM (disfunção temporomandibular).

Fonte https://julianadentista.com/2017/03/13/sono-e-disfuncao-temporomandibular/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *